Como criar um ambiente ganha-ganha com a sua equipe

Como criar um ambiente ganha-ganha com a sua equipe

O  ambiente corporativo sofreu várias mudanças nas últimas duas décadas, antes se tinha um padrão de liderança e a convicção de que os liderados precisavam somente estar atentos a ordem do seu gestor para colocá-la em prática em tempo hábil, hoje o quadro é bem diferente, as empresas fomentam cada vez mais a participação e cooperação da equipe na aquisição de um plano estratégico para o negócio.

Mesmo sendo esse ambiente colaborativo uma realidade que veio para ficar, há ainda empresas que não conseguiram se adaptar a esse quadro e continuam fornecendo a seus colaboradores um ambiente pouco atrativo, desafiador, colaborativo e pouco dinâmico, o que resulta em alta volatilidade, o departamento de Recursos Humanos quase sempre está buscando novos colaboradores que em menos de 6 meses vão abandonar o negócio pelos mesmos motivos de sempre; a ausência desse dinamismo proposto pela nova realidade.

A verdade é que a relação empregado-empresa não é mais a mesma que há 20 anos,  e as empresas que não enxergarem isso continuarão perdendo a oportunidade de construir uma equipe de alta performance como seu ativo mais precioso.

A  ação imediata então para parar esse ciclo de perda é olhar para dentro do ambiente corporativo e realizar uma análise crítica do que pode ser melhorado, do que deve ser excluído e do que deve ser acrescentado na rotina da empresa a fim de se gerar um ambiente ganha-ganha.

Criando um ambiente Ganha-Ganha com a sua Equipe

Para  ajudá-los nesse processo separamos alguns valores que as grandes corporações adotam na relação empregado-empresa, fomentando  assim o ganha-ganha entre ambos.

Abandone  os velhos mitos

Um dos grande mitos que manteve-se firme durante muitos anos no mundo corporativo foi a rigidez de horário, acreditava-se de maneira até inconsciente que a produtividade estava ligada ao cumprimento rigoroso de um horário fixo.

Não estamos sugerindo que você deixe totalmente aberto o horário de permanência no ambiente de trabalho, mas procure flexibilizar, abrir um janela de entrada por exemplo seria uma boa opção. (possibilidade de chegada das 8h às 10h com permanência de 9h dentro da empresa.)

Fomente o conhecimento

Ofereça a seus colaboradores a possibilidade de aprender mais dentro da empresa. Muitas empresas americanas disponibilizam os primeiros 30 minutos do dia para seus funcionários lerem um livro que poderá ser discutido em grupo em uma reunião semanal, outra boa ideia é disponibilizar um espaço para que seus funcionários façam um curso de idiomas dentro da empresa.

Crie um ambiente colaborativo com estímulo a criatividade

No Brasil essa ideia tem avançado cada vez mais, recentemente a Unilever mudou seu escritório para o edifício WTorre, no Morumbi (SP). Em entrevista à Revista  Exame, Luciana Paganato, vice-presidente de Recursos Humanos da companhia afirmou: “O ambiente antigo não atendia mais às nossas necessidades em termos de flexibilidade e estímulo à criatividade.” Nesse sentido a Philips também está apostando no conceito  WPI Workplace Innovation  que tem como base três pilares: pessoas, ambiente e tecnologia de ponta, ingredientes para uma receita de produtividade.

Claro que isso envolve bastante investimento, e muitas empresas não dispõem de um grande montante para tal mudança, mas pequenas mudanças já podem gerar  esse sentimento de novidade para seus colaboradores; pinte algumas paredes e se possível for, tire outras do caminho, abra o espaço e aposte em móveis versáteis.

Ajude seus colaboradores a cuidarem da saúde

 Outro ponto tão importante como os demais é, ajude seus colaboradores a cuidarem de si, o dinamismo do mundo atual trouxe muitos benefícios para o ser humano, mas todo bônus traz consigo seu ônus, as pessoas estão cada vez mais sedentárias  e comendo cada vez pior.

Em dez anos a Obesidade cresceu 60% no Brasil, saindo de 11,8% em 2006 para 18,9% em 2016. Esse é um dado alarmante, visto que a obesidade desencadeia vários problemas de saúde, mas sua empresa pode ajudar a equipe com várias ações simples, por exemplo: prepare informativos com dicas de saúde e compartilhe semanalmente, lance desafios saudáveis, ofereça palestras com profissionais da área da saúde, como nutricionistas e preparadores físicos.

Além disso, busque oferecer um convênio médico a sua equipe ou ofereça o contato de um bom corretor  que poderá auxiliá-los na aquisição do melhor plano.

PS.: Em nossas Redes sociais você tem acesso a cards de dicas de saúde, sinta-se livre para baixa-los e compartilhá-los com a sua equipe.

PS.:  Para saber mais sobre convênios médicos clique aqui

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *